Pandemia e Transformação Digital
Recentemente a transformação digital ganhou força por conta da pandemia. Mas ela tem sido interpretada quase que equivocadamente pela grande mídia ao abordar o home office, as reuniões virtuais e o e-commerce como elementos de uma transformação digital dos negócios.
É inegável que ter e-commerce hoje é uma necessidade quase que de sobrevivência para as organizações, mas não é a única estratégia de digital. Talvez, inclusive, seja apenas a ponta do iceberg dos processos organizacionais.
Tampouco o home-office, as VPNs ou soluções de vídeoconferência se enquadram em categorias de transformação digital. Obviamente necessitam do ambiente digital para funcionar, interagir e colaborar, mas particularmente não considero estes elementos por si só, como estratégias digitais.
Mas então, o que seria um efetivo processo de transformação digital?
Como a pergunta já insinua, é um processo, normalmente iterativo (e interativo), cujo “fim” – em teoria – não existe. Parte do pressuposto de que nós trabalhamos e uma forma contínua para melhorar e gerar mais valor à organização, sempre com foco constante no cliente/usuário do processo/sistema/produto.
Podemos pensar este processo em etapas e níveis de maturidade:
- Digitização: Processo de transição da informação analógica para o digital. Formulários, contatos, contratação de serviços, etc podem ser enquadrados nesta “categoria”. Seria, por exemplo, o passo inicial.
- Digitalização: Aqui, apesar de algumas definições ambíguas, podemos considerar resumidamente que é a utilização de ferramentas tecnológicas modernas como ambientes Cloud, Chatbots, RPAs, Blockchain, BigData e IoT’s, onde a tecnologia ajuda a redesenhar a forma como os negócios operam.
- Transformação Digital: Iniciativas de Transformação Digital devem operar com objetivos bem claros, redesenhando processos organizacionais. Serão, quiçá, até “disruptivos” dentro da organização. São focadas na geração de valor para esta, tendo o cliente sempre em foco. Tais iniciativas devem ser suportadas pelo uso da tecnologia moderna elencada no item de Digitalização e as decisões de negócio passam a ser baseadas nos dados e resultados de interações de seu ecossistema que já estão qualificadas dentro de sua base de dados. Aqui haverá integração de diversos processos, sistemas e dados para simplificar, agilizar, aumentar a transparência, a confiabilidade e a disponibilidade dos dados, suportando clientes e também a tomada de decisões. Leia mais sobre Transformação Digital neste artigo do MIT.
Você também pode ler mais sobre Digitization, Digitalization e Digital Transformation neste excelente artigo da Forbes.
Fazendo um adendo, caso siga nosso blog, já deve ter percebido que escrevemos bastante sobre LGPD. E como mostrado acima, a transformação digital fará uso de dados consolidados através de Data Lakes e Big Data. Por isso é importantíssimo entender os fluxos de dados, a forma de coleta e, ter um mapeamento adequado de todos os operadores do tratamento. Veja uma reportagem da HBR sobre Privacidade e Transformação Digital aqui.
Agora que você já tem uma ideia do que significa o termo, o que devo fazer para vencer a epidemia?
Ora, começar! Identifique os seus objetivos organizacionais, mapeie seus processos e veja como sua empresa pode ter melhores resultados, com operações melhores, mais eficientes e mais naturais para seus clientes.
E o mais interessante de tudo é que este processo não é um “tudo-ou-nada”. Você pode começar por partes e atingir diferentes níveis de maturidade em cada uma delas. E não precisa fazer tudo sozinho! Pode usar uma rede de parceiros, startups, SaaS, etc!
Para te ajudar a decidir, sugiro este artigo da revista CIO. Nele, você encontra que um estudo internacional, que indica que mais de 70% dos 3000 executivos de Reino Unido, EUA, Austrália, França, Alemanha e países nórdicos entrevistados pretendem aumentar seus investimentos em transformação digital.
Como podemos te ajudar?
Se você quer começar e precisa de ajuda, nós da Macher Tecnologia te ajudamos com o desenvolvimento de sistemas, apps e MVPs.
Entre em contato e saiba mais!