LGPD: Real digital avança mas há gargalos com privacidade

Artigo repostado da Época Negócios

Para Fábio Araújo, coordenador do Drex no Banco Central, o principal desafio do grupo de trabalho agora é a adoção de uma tecnologia de criptografia que seja adequada à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Na semana passada, em painel no Web Summit, ele chegou a comentar a possibilidade de não cumprimento do prazo estipulado anteriormente e disse que o órgão monetário deve publicar um relatório oficial até julho com mais informações sobre a etapa atual.

“O que temos em vista agora é um obstáculo grande, que vemos caminhos para trabalhar, mas precisamos amadurecer as soluções de privacidade. Até o meio do ano, poderemos ter isso um pouco mais adiantado, mas não pronto para ir à produção. Esse é o maior desafio que temos pela frente”, completou.

O Banco Central escolheu a rede Hyperledger Besu como base para a sua moeda digital, que tem configuração atrelada ao protocolo Ethereum. A diferença é que essa será uma rede permissionada, ou seja, o administrador – neste caso, o BC – deve permitir que outras instituições financeiras trafeguem pela blockchain, por meio de chaves autorizadas.

Leia o artigo completo: Drex: projeto-piloto avança, mas privacidade agora é gargalo; entenda situação do real digital | Futuro do dinheiro | Época NEGÓCIOS (globo.com)

Precisa de ajuda na mensuração dos riscos e no seu projeto de privacidade?

Se você precisa de ajuda na adequação e na manutenção da conformidade, nós da Macher Tecnologia podemos ajudar! Contamos com um time altamente capacitado na lei, multidisciplinar, com experiência hands-on em privacidade e proteção de dados, tanto do lado jurídico quanto do lado de TI e projetos.

Suportamos sua empresa na jornada de conformidade!

Conheça toda nossa linha de atuação consultiva na Lei Geral de Proteção de Dados.

CONSULTORIA, TREINAMENTOS E PROJETOS DE ADEQUAÇÃO PARA A LGPD