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Fecomércio-RJ divulga pesquisa onde indica que 75,5% das empresas não possuem canal de vendas pela internet

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Fecomércio-RJ divulga pesquisa onde indica que 75,5% das empresas não possuem canal de vendas pela internet

Entenda como adotar estratégias de Digital e Transformação Digital podem melhorar sua posição no mercado.

A Fecomércio-RJ, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro, entidade da qual Sesc RJ e Senac RJ fazem parte, divulgou em Abril um estudo liderado pelo IFec RJ, seu instituto de pesquisas onde aponta deficiência dos empresários cariocas frente à iniciativas Digitais.

Para nós, que trabalhamos diretamente com o desenvolvimento de soluções de Web & Digital e ajudamos empresas a darem os primeiros passos rumo à transformação digital através de iniciativas de digitalization e digitization, o número se mostra alarmante e desconectado de uma realidade onde, cada vez mais, clientes estão mais exigentes e com altas expectativas quanto à experiências digitais.

O site Statista.com divulgou que no Brasil, 69,3% da população brasileira já conta com acesso à internet, e deve chegar a 81% em 2023. Como o número contempla todo o território brasileiro, nas capitais, como o Rio de Janeiro, assumimos que este percentual seja mauito mais alto.

Boa parte destes usuários são os “Digital Natives”, ou seja, aqueles indivíduos nascidos no mundo onde a internet já era existente. Em 2013 o Brasil ocupava a quarta posição de países com mais nativos digitais no planeta, com mais de 20 milhões de pessoas nesta classificação.

Para que as empresas possam se diferenciar e criar experiências únicas, marcantes e interessantes, é importante estarmos atentos às demandas do consumidor digital moderno e que tenhamos a compreensão que tanto o processo de compra quanto o processo de relacionamento com a marca farão diferença na aquisição e retenção de consumidores. Este relacionamento precisa funcionar para todos os personagens do seu ecossistema de negócios: Clientes, Fornecedores, Parceiros e Funcionários.

 

Pesquisa da Microsoft identifica que:

  • 96% dos respondentes considera que o atendimento ao cliente é determinante na escolha e na continuidade de negócios. No Brasil este número é de 90%.
  • 98% dos brasileiros esperam que exista um portal de auto-atendimento, sendo que 55% dos respondentes iniciam sua jornada de atendimento por meio online. 91% veêm com bons olhos que o portal seja responsivo, ou seja, funcional em diversos tipos de dispositivos como celulares, tablets, notebooks e desktops.

Ao mesmo tempo, o brasileiro não quer ser totalmente atendido pelo Digital. 19% acreditam que uma fonte de frustração no atendimento é a falta do contato humano no processo. Importante ressaltar que o treinamento do atendimento humano é vital para uma boa percepção de marca. Nos EUA, segundo pesquisa da American Express, 40% dos clientes preferem um atendente humano para resolver problemas mais complexos. 

Estabelecer sua presença digital é primordial 

 

Oferecer uma interface bem pensada, responsiva e simples para que o usuário resolva suas demandas em poucos cliques pode ser aquele diferencial que seu cliente espera. Igualmente importante é ter ciência de que o usuário hoje pode vir até sua empresa através de diferentes canais: social media, e-mail, telefone, web, etc.

A qualquer momento, dentro de sua comodidade, seu usuário pode estar buscando informações sobre sua empresa e você precisa estar preparado para atendê-lo em diversos canais.

Frustração como mola propulsora 

Observe o crescimento exponencial das fintechs. Muita gente estava frustrada com suas experiências com cartões, mercado bancário e segurador. Hoje temos uma infinidade de startups “incomodando” os players estabelecidos e forçando-os a inovar. Grandes bancos e seguradoras hoje contam com times ágeis, investindo em inteligência artificial, BI e na simplificação de todo o processo de relacionamento reduzindo a quantidade de passos para contratar ou realizar determinada atividade.  

Reduzindo a burocracia e aumentado o uso de TI podemos concentrar esforços em desenvolver novos produtos e serviços para complementar o portfólio de sua empresa. Permita-se alocar times para melhorar a experiência do usuário e desenvolver iniciativas de melhoria contínua e inovação. 

Por que você precisa começar agora uma estratégia de transformação digital? 

O termo transformação digital é muito utilizado para definir e entregar as mais diferentes implementações e tecnologias visando explorar o ambiente digital e suas oportunidades, mas você não precisa começar com uma solução caríssima e na crista da onda tecnológica. Pode começar com uma estratégia digital adequada (com dados bem definidos e de qualidade) e em oferecer produtos e serviços através da digitização e digitalização.  

Com a estratégia então definida, você pode partir para avaliações mais granulares dos processos existentes e explorar novas linhas de negócio que podem ser criadas com o uso da estrutura disponível e a implantação de uma nova tecnologia.   

John Donahoe da ServiceNow comenta ainda que as novas tecnologias devem ser vistas como oportunidades e também requerimentos para avaliar e endereçar problemas – existentes ou novos.  

Transformação Digital em números:  

De acordo com pesquisas recentes do IDC, globalmente, as empresas terão investido aproximadamente 1,97 trilhões de dólares até 2022 sendo que as 2000 maiores irão, até 2020, investir ao menos 10% de sua receita em iniciativas alinhadas com suas estratégias digitais. Considerando um crescimento ano-a-ano, devemos ter um crescimento próximo a 18% em 2019, comparado com 2018.  

Para você se destacar no mercado (ou minimamente manter-se), você precisará se reinventar. Precisará, pelo menos, independentemente de seu tamanho, aplicar alguns dos conceitos de Transformação Digital.  

Por quê?  

  • Para ganhar velocidade frente a sua concorrência;  
  • Para explorar novas oportunidades de negócio;  
  • Para testar novos conceitos, novas tecnologias e fomentar a inovação;  
  • Para reduzir suas atividades burocráticas e permitir ao(s) seu(s) time(s), dedicar tempo em tarefas que vão efetivamente gerar valor;  
  • Para ganhar inteligência nas suas decisões e decidir com base nos fatos;  
  • Para aumentar a satisfação dos seus clientes, com processos simples e que funcionam!  
  • Para adequar sua cultura empresarial, atrair e reter talentos.  

Se você ainda não está convencido, a SAP realizou a pesquisa Digital Transformation Executive Study onde identifica que 85% das empresas que lideram as iniciativas de transformação digital cresceram seu market share e 80% cresceram sua lucratividade.  

Nós podemos escolher hoje em qual lado queremos estar. Dos 85% que crescem seu market share e lucratividade ou apenas buscando sobreviver (inclusive dentro do contexto da quarentena imposta pelo COVID-19) 

Como começar?  

É igualmente importante ressaltar que a transformação não se dá rapidamente. Envolve mudanças de cultura e cada organização terá suas peculiaridades e seu roadmap.   

Nós da Macher Tecnologia podemos te ajudar a dar os primeiros passos no tema, através do desenvolvimento de soluções customizadas, MVPs, automatizações de processos e também presença digital. Solicite um contato de nosso time especializado. 

Como a Macher Tecnologia te ajuda?

Na Macher Tecnologia, te ajudamos a caminhar em seu processo de conformidade, oferecendo as seguintes linhas de serviço:

Entre em contato conosco para um orçamento personalizado! 

Link da pesquisa:

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