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A importância da comunicação em projetos – Parte II: Comunicação não verbal

Pessoa gritando ao telefonePessoa gritando ao telefone

Em nosso post passado, comentamos sobre a importância da comunicação em projetos, com um foco maior na gestão da quantidade de canais de comunicação e na gestão de expectativas. 

No post de hoje, falaremos um pouco sobre a interpretação de sinais não-verbais em reuniões presenciais, video conferências e também chamadas telefônicas. Estar preparado para identificar sinais sutis pode te ajudar a desempenhar melhor sua função como líder de projeto e aumentar suas chances de sucesso.

Postura corporal, expressões faciais, gesticulação, tom de voz nos dão pistas do estado de espírito de nosso interlocutor, suas intenções e pré-disposições para atender a uma reunião com você e discutir determinado assunto. Saber interpretar estes sinais, nos dá uma vantagem de poder ajustar nossa comunicação e mensagem para que seja melhor recebida e – mais importante – que seja bem compreendida.

A comunicação não-verbal pode ser até mesmo uma ação inconsciente. Há alguns anos, uma série de TV chamada “Lie to Me” desvendava crimes através da interpretação destes sutis sinais. Se você tiver a oportunidade de assisti-la, recomendo.

Pesquisas nesta área não são uma “novidade”. Entre 1950 e 1970, o antropólogo americano Ray Birdwhistell fez estudos do comportamento humano e concluiu que a por volta de 65% do significado real de uma mensagem se dá por outras formas que não a palavra propriamente dita. Charles Darwin, em 1872, já estudava comportamentos acerca de como o ser humano e os animais expressam emoções.

Se 65% da comunicação não é feito, diretamente, através de palavras, prestar atenção nestes sinais vai dizer se você terá ou não sucesso na mensagem que você quer passar. Mesmo que o objeto de sua mensagem estiver correto, mas ela não for compreendida da forma esperada, você não teve sucesso na sua tentativa. Foque não só no “o quê”, mas no “como” sua mensagem é entregue. Entenda as características pessoais de seu interlocutor, seu estado de espírito, suas dicas não verbais e adapte a comunicação.

Dando um passo atrás, comunicação significa a transmissão de uma mensagem por um emissor através de um meio específico para ser decodificada por um receptor. A comunicação requer não somente que a transmissão seja feita, mas que ela seja recebida e compreendida de forma correta. Tudo o que pode atrapalhar uma mensagem pode ser considerado como “ruído”, e a confirmação do recebimento e interpretação é “feedback”.

Ao fazer a comunicação de sua mensagem, esteja atento aos ruídos e confirme que ela foi recebida de forma apropriada. Obtenha os feedbacks tanto de forma verbal como os não verbais. Se necessário, ajuste sua mensagem.

Trazendo este conceito para e-mails e mensagens de texto (slack, teams, etc), lembre-se de que você não tem o suporte da comunicação não-verbal. Você tem apenas 30% da capacidade de comunicação disponível. Ao escrever algo, pense que o receptor pode interpretá-la de diferentes formas. Ajuste sua mensagem para a audiência. Um diretor não precisa receber o mesmo nível de detalhe de um projeto que o seu gerente direto. 

Para finalizar, separei um video da série “Friends” que mostra a comunicação não-verbal, de forma leve e divertida! Aproveite!

  

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    Links relevantes

    1. Communications Is the Key to Project Success by Jeff Hodgkinson – http://www.ipma-usa.org/articles/CommunicationKey.pdf 
    2. Poor Communication Is Still The Primary Contributor To Project Failure – https://www.forbes.com/sites/stephanzoder/2019/12/17/poor-communication-is-still-the-primary-contributor-to-project-failure/#5ef993775a6a  
    3. Types of non-verbal communication – https://www.verywellmind.com/types-of-nonverbal-communication-2795397
    4. Acesse este artigo sobre priorização MoSCoW para ajudar seus times e clientes a focar no que é importante.
    5. Leia este artigo sobre a relevância de Gerentes de Projetos em ambientes ágeis.
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